quarta-feira, 22 de novembro de 2017

England Gulls - Peter Rock Project

Gaivotas Inglesas – Projecto do Peter Rock

G[L+S] 

Nos primeiros meses de Inverno, Portugal recebe muitas aves vindas do Norte da Europa que por aqui passam com destino a Sul ou, que vêm passar o Inverno connosco.
Como é habitual, no principio do mês de Novembro, recebemos também a visita do amigo Peter Rock que vem percorrer a costa portuguesa acompanhando o movimento das “suas” aves.

Como sempre, o nosso encontro matinal ficou marcado no Bar do Porto de Pesca e enquanto tomamos o nosso café, planeamos o dia visitando não só o Porto de Pesca e Praia em Matosinhos mas também a Reserva Natural do Estuário do Douro e a Praia da Aguda.
No Estuário do Rio Douro

Naturalmente que o principal objectivo do Peter é observar as aves do Projecto que lidera e, o dia parecia prometer, pois chegados ao cais, ainda o sol não tinha raiado, logo registamos a presença da juvenil com a anilha G[L+S] . Curiosamente esta ave parece estar a invernar nesta zona porque esta é a quinta vez que registo a sua presença em Matosinhos.

Ao longo do dia registamos cerca de cinquenta aves anilhadas distribuídas pelas espécies; Larus fuscus, Larus michahellis, Larus melanocephalus e Ardea cinerea. Estas aves pertencem a Projectos com origem em: Inglaterra, Belgica,Holanda, França, Guernsey, Ilhas Baleares, Noruega, Escócia, Dinamarca, Alemanha e Portugal.

Contrariamente ao que é habitual, quando chegamos à Praia da Aguda apenas estavam no areal cerca de 20 gaivotas pelo que decidimos ir a Espinho encerrar o nosso dia de Gullwatching. E, foi na Praia de Espinho que registamos a segunda gaivota do dia que pertencia ao Projecto do Peter. Era a G[B+K] um belo juvenil nascido no Verão deste ano.

 G[B+K]

Outras aves nascidas em 2017, do Projecto do Peter Rock, que já registei em Matosinhos:
(clik no código a verde para obter mais informação sobre a ave seleccionada)

G[S+T]

No fim do dia... o abraço de despedida e a promessa de um novo encontro em 2018.

Até lá Peter, tudo de bom para ti.


>>>|||<<<


Sem comentários:

Enviar um comentário