Sobre mim

Desde muito jovem que sempre tive paixão pela fotografia e pelos pássaros.
Foi em jovem ainda que tive o desejo de ter pássaros e tornei-me criador de canários.Todavia, passado algum tempo dei pássaros e gaiolas porque não suportava ver os animais enjaulados... se tinham asas, eram para voar!
A convite de um amigo, há mais de quarenta anos, colaborei com a Faculdade de Ciências do Porto, durante alguns anos, na captura, identificação, registo e anilhagem de aves.
Esse trabalho foi feito com o objectivo principal do registo das aves migratórias e foi desenvolvido na orla costeira para Norte de Leixões até à Reserva Ornitológica do Mindelo.
No intuito de aprofundar alguns conhecimentos técnicos, frequentei o “Curso de Identificação, Biologia e Conservação de Aves de Rapina” e o “Curso em Técnicas para Censos Costeiros de Aves Marinhas”, formações lideradas pela SPEA em parceria com o ICNF, Universidades do Minho e Aveiro entre outros Organismos.
Sempre que posso, sou colaborador voluntário da SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudos das Aves tendo participado nos projectos “Arenaria-2010/2011”, no “Atlas das Aves Invernantes e Migradoras” e mais recentemente no “Atlas das Aves Nidificantes de Portugal”.
Actualmente, em colaboração com a European Union for Bird Ringing (EURING), abracei um projecto pessoal de recenseamento de aves marinhas com anilhas de cor que, no seu percurso migratório, passam pela costa atlântica de Matosinhos. Simultâneamente, administro a  galeria europeia de observadores-fotógrafos “Ringed Birds in Europe”(Flickr).
Apesar de gostar imenso das aves nunca pretendi ser ornitólogo. Apenas gosto delas, da liberdade que com elas partilho o... Estado Selvagem! Como diz a canção, quando o Homem nasce, nasce selvagem.
Quanto à fotografia, sempre me acompanha e temos uma ligação muito... positiva!


email: zemarks.birds@gmail.com 

Bibliografia de apoio:
- Gulls of Europe, Asia and North America - Klaus Malling Olsen - HELM Guides
- Bird Guide - Collins
- Guia de Aves -Assírio & Alvim
- Aves de Portugal - Lyns Edicions
- Seabirds of Spain and Portugal - Andrew M Paterson - Lynx Edicions
- Atlas das Aves Marinhas de Portugal (http://www.atlasavesmarinhas.pt/)
- Wikipedia
- Avibase - The world bird database
- Aves de Portugal.info (http://www.avesdeportugal.info)
- Birdguides (www.birdguides.com)
- Google earth

O meu blogue, não respeita o novo acordo ortográfico.

Sem comentários:

Enviar um comentário