sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Seagulls on land (11)

Gaivotas em Terra (11)
Larus hyperboreus

Estamos em pleno período migratório das aves vindas do Norte da Europa, por esse motivo, ultimamente tenho dedicado especial atenção ao registo das gaivotas anilhadas que aqui vêm invernar ou que passam por Matosinhos na sua rota para Sul.

As minhas saídas de campo têm sido bastante produtivas. Longas listas de registo de aves anilhadas resultam em muitas horas de trabalho com a seleção de fotos, redigir Relatórios de Observação; registos na minha base de dados, envio dos Relatórios para os Centros emissores das anilhas, etc. etc…. enfim, muito trabalho em casa!
Exemplo disto aconteceu na manhã do dia 24 do passado mês. Fui á Praia de Matosinhos e além das 8 espécies/subespécies de gaivotas, registei 63 indivíduos com anilhas coloridas.

Por ser o primeiro fuscus fuscus” anilhado que registei em Matosinhos quero destacar a observação deste jovem:

Larus fuscus fuscus (Noruega)

- Anilha - N[J215K] 
- Anilhadores - Carl David Baggot - Morten Helberg – Runar Omnø
- Idade quando anilhada: Pinto
- Local e data da anilhagem – E Lislandholmen, Nordhorsvær, Sømna, Nordland, Norway ( 65°19'24"N 011°36'33"E ) em 03.08.2017

Curiosidades:
- Apenas a partir da localização onde esta ave nasceu, Lislandholmen, Nordhorsvær, Sømna, Nordland, são reconhecidas colónias puras para o taxon de reprodução " fuscus fuscus ".
- Esta é a sua primeira viagem migratória e o registo de observação em Matosinhos, o primeiro depois que partiu da Noruega.
Lislandholmen > Matosinhos = 2975 kms

De outras aves observadas, partilho aqui algumas imagens;

Larus michahellis lusitanius (Asturias-Espanha)

Larus canus

Larus ridibundus

Larus marinus


Larus fuscus graellsii (Islândia)

Agradecimentos:
- Grupu d'Ornitoloxia Mavea (Asturias-Espanha)  


>>>|||<<<

Sem comentários:

Enviar um comentário