domingo, 29 de outubro de 2017

Ireland Gulls [3]

Gaivotas da Irlanda [3]


Há dias fui surpreendido por avistar uma gaivota com uma anilha que era nova para mim.



Anilha vermelha com o código alfa-numérico branco de três algarismos terminando em :D.
Graças às actuais tecnologias (smartphone), logo na praia, consultando o site da Euring, eu vi que pertencia ao Projecto da The Irish Midlands Ringing Group 

Após reportar a minha observação recebi informação de que o IMRG iniciou este ano um estudo sobre Gaivotas Urbanas em Dublin.
O IMRG fixou as anilhas vermelhas com códigos exclusivos em 90 crias de gaivotas que nidificaram no centro da cidade de Dublin.

Depois desta primeira Larus fuscus, registei, na Praia de Matosinhos e no Porto de Leixões, mais duas aves deste projecto; a R[025:D] e a R[056:D] cujas fotos aqui incluo.


Com esta iniciativa o IMRG está particularmente interessado em recolher informação que permita posteriormente construir uma imagem detalhada sobre; sobrevivência, movimentos, utilização da cidade, população e comportamento das gaivotas urbanas em Dublin.
Este estudo pretende também contribuir para um debate equilibrado e baseado em factos sobre gaivotas urbanas no futuro.


Dublin>Matosinhos= 1364 kms

Curiosa a semelhança ao Projecto que há já muitos anos o meu amigo Peter Rock desenvolve pelos telhados de Bristol e suas redondezas e que eu divulguei no meu post “Urbangulls vs Peter Rock”


Agradecimento:
 - Ao Graham Prole (IMRG) pela informação prestada


>>>|||<<<


Sem comentários:

Enviar um comentário