quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Portugal Seagulls


anilha B[M:164] 

No dia 9 de Setembro passado registei na Praia de Matosinhos a presença de três gaivotas Larus fuscus que, curiosamente, tinham o código da anilha com a numeração seguida ( M:164; M:165 e M:166 ).
Estas anilhas são originárias do ECOMAR-Centro de Reabilitação em Ílhavo o que significa que estes indivíduos foram submetidos a tratamento clínico.

anilha B[M:165] 

Surpresa maior foi quando recebi e "histórico" destas aves. Senão, reparem na espantosa coincidência:
1- Estas aves pertencem a uma espécie migrante (Larus fuscus) que aqui está de passagem ou que vem invernar em Portugal;
2- Estiveram juntas em tratamento e recuperação no ECOMAR (desconheço o tempo de internamento);
3- Foram devolvidas à Natureza no mesmo dia, 01/09/2017.

E é exactamente o facto de terem sido libertadas no mesmo dia e eu passados 8 dias ainda as ver juntas que me surpreende.

Na minha ignorância, dei por mim a questionar-me:
- Será que elas fizeram amizade no Centro de Recuperação?;
- Será que formaram uma equipe?;
- Será uma reacção natural de defesa?

anilha B[M:166] 



Não sei se isto se trata de pura coincidência, ou se haverá alguma justificação cientifica que desconheço.

Mas... que é curioso é!

>>>|||<<<

Agradecimentos:
- À Dra Rute Costa (ECOMAR) pela informação prestada.

Sem comentários:

Enviar um comentário