terça-feira, 13 de novembro de 2018

Iceland Gull in Matosinhos Beach

   


Gaivota-polar na Praia de Matosinhos


Hoje, dia 13 de Novembro, fui para a praia de Matosinhos no intuito de registar gaivotas com anilhas coloridas.

Estavam muitas pessoas no areal, muitos praticantes de surf, muitos cães e respectivos donos e, naturalmente, muitos turistas a desfrutar de um belo dia de sol.



Daí que o numero de gaivotas no areal não era numeroso. Sempre que deparo com estas condições, dou maior atenção às aves que vêm descansar ou tratar das penas e beber agua doce na foz da ribeira que desagua na praia.



Não esperava era encontrar uma Gaivota-polar (Larus glaucoides).

Esta espécie reproduz-se na Gronelândia e no Norte do Canadá (não na Islândia!) é invernante rara no NO Europa e em Portugal tem o estatuto de “Acidental”.

A observação de aves raras em Portugal, devem ser comunicadas ao CPR-Comité Português de Raridades, para homologação.





Quando a vi pelos binóculos estava no meio de outras gaivotas e tirei duas fotos de registo. Tentei aproximar-me mas ela fugiu e foi para o mar pousando na zona anterior à rebentação das ondas.

Na esperança que ela voltasse, fiquei algum tempo mais à espera. A minha persistência foi premiada porque algum tempo depois ela regressou para a foz da ribeira. Habituou-se à minha presença e estabelecemos um dialogo interessante como podem comprovar nas fotos e video que venho partilhar.



                                                                         Video - (01:27)





Sem comentários:

Enviar um comentário