sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

27 years, 7 months and 25 days - Irish gull


27 anos, 7 meses e 25 dias – Gaivota irlandesa


 Praia do Paraíso (Matosinhos) -1 - 02/01/2016

Quando vejo uma gaivota apenas com a anilha metálica nas patas fico um pouco decepcionado porque nem sempre consigo ler o código completamente. Obter as fotos suficientes que permitam ler a anilha é um trabalho difícil, paciente e nem sempre coroado de êxito.

Tenho tido algumas decepções porque, às vezes, por faltar apenas um digito o trabalho tido não tem valor nenhum, o que é frustrante. Daí que, por vezes eu não me preocupe em obter fotos que permitam montar as imagem necessárias para ler a anilha completamente.

Todavia, quando se trata de aves adultas, que me permitem aproximar e rodar á sua volta, não perco a oportunidade.

É o caso desta gaivota.
 Praia de Matosinhos -2- 07/12/2017

Mas, vejamos um pouco da história de vida desta gaivota:

Anilha metálica – GH82607 (BTO)
Espécie – Gaivota d’asa escura (Larus fuscus)
Origem - Focarrig, Cape Clear Island, Cork, Irlanda
Idade – Anilhada, ainda no ninho, em 16/06/1991

Quando registei este individuo pela primeira, vez no dia 2 de Janeiro de 2016, ela estava a 1137 kms (em linha recta) do local onde nasceu e tinham passado 8.966 dias (24,5 anos) depois que foi anilhada.

Depois do registo em 2016, voltei a registá-la em 2017, em 2018 e agora em 2019.  

 Praia de Matosinhos – 3- 11/12/2018

 Como disse anteriormente, sobre a dificuldade de obter registos destas anilhas, confesso que é um recorde para mim, conseguir ler uma anilha metálica, durante quatro anos seguidos.

Porque será que isto acontece?… será que já me conhece e não se sente ameaçada com a minha presença? será que é ela que vem ao meu encontro para que registe que ainda está viva???…


Porque já tenho um “carinho” muito especial por esta ave pensei dar-lhe um nome de algo comum aqui no Norte de Portugal e a Irlanda. E o nome escolhido foi… Celta (= Celtic)!
 Porto de Pesca de Leixões (Matosinhos) – 4 - 11/02/2019

No último registo ela completou 27 anos, 7 meses e 25 dias. É uma idade razoável mas se considerar-mos que o recorde de longevidade da espécie é de 34 anos e 10 meses (anilha GM21509-GB&Ireland, morreu baleada), vamos ter que nos encontrar ainda por mais uns anos...


 O registo de anilhas metálicas deve ser feito no Portal da Euring (link)



Agradecimento:
- A BTO – British Trust for Ornithology pela informação recebida.




4 comentários: