sábado, 21 de outubro de 2017

Seagulls on land ... Ophelia on the sea!

Gaivotas em terra… Ofélia no mar!



Como é do conhecimento geral, há poucos dias atrás, o ciclone Ofélia ocorreu no Atlântico provocando mortes e danos graves na Irlanda e Reino Unido.
Embora o centro do furacão se localiza-se a 1220 kms a Sudoeste dos Açores, no território português, principalmente no arquipélago açoriano, também foram sentidos fortes ventos e chuva.
Depois das tempestades no mar é normal algumas espécies de aves marinhas se aproximarem e até descansarem em terra, vem daí o ditado português “gaivotas em terra, tempestade no mar!”.

Na esperança de ver alguma espécie menos frequente nestas paragens fui á praia de Matosinhos ver que aves por lá andavam.
Quando cheguei à praia fiquei surpreendido porque o areal estava completamente tomado pelas gaivotas. Apesar do movimento das máquinas e pessoas que estavam a limpar a praia das cinzas depositadas na areia em consequência dos recentes fogos na nossa floresta; dos cães que passeavam os donos; dos “espantalhos” que corriam sobre as gaivotas para fazer uma selfie para o facebook, pois... apesar de tudo isto, as gaivotas deslocavam-se de lado para lado mas permaneciam na praia.

Durante as cerca de 3 horas que passei no areal registei 60 aves com anilhas coloridas.
Aqui fica uma foto de uma das aves por cada um dos 12 países registados:














































































































Quando eu saía da praia uma velhinha vestida de negro que aqui vive há muitos anos, perguntou-me surpreendida:
- Ó senhor, você sabe porque há tantas gaivotas na praia?…

Respondi aquilo que é a minha convicção, olhei novamente o areal e, não resisti a perpetuar, num minuto, esta visão surpreendente





Se é certo que ficaram muitas aves por registar e não observei a presença de nenhuma raridade, fiquei feliz porque... foi uma manhã muito proveitosa!


>>>|||<<<

Sem comentários:

Enviar um comentário