sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Ireland Gulls (4)


Gaivotas da Irlanda (4)

BW[259:R] Larus fuscus (1cy) 

Tenho o prazer de anunciar o novo Projecto irlandês de anilhagem de Gaivotas-d’asa-escura (Larus fuscus) designado por:

Lough Ree Gull Ringing Project (Ireland)

Este Projecto tem uma curta história pois começou a sua actividade em 2018 por iniciativa de colaboração entre anilhadores locais e a equipe do Serviço Nacional de Parques e Vida Selvagem (National Parks and Wildlife Service).

Loung Ree é um lago com uma área de 105 km2 situado na região central da Irlanda. Está designada como Área Especial de Conservação e Protecção e é também uma IBA-Important Birds Areas

É no ilhéu Incharmadermot Island que se desenvolve este Projecto onde existe uma colónia de cerca de 1000 casais reprodutores de Gaivota-d’asa-escura (Larus fuscus). Em Junho de 2018, primeiro ano do Projecto, foram anilhados 291 pintos, 2 deles foram recuperados mortos e, até 26 de Agosto, foram vistos 6 longe da colónia (2 na Irlanda, 2 no NW de Espanha e 2 em Portugal). O primeiro avistamento fora da Irlanda aconteceu no fim de Julho em Espanha e o primeiro em Portugal no dia 13 de Agosto.


No contexto irlandês, uma colónia desta dimensão é muito importante. Segundo Brian Burke, o objectivo deste estudo é bastante geral, pretendendo aumentar o conhecimento sobre sobrevivência, migração e dispersão das gaivotas de Lough Ree.
 BW[258:R] – Larus fuscus (1cy)

O avistamento de aves portadoras de anilhas deste projecto devem ser reportadas a Brian Burke - loughreegulls@gmail.com   

Até hoje registei a presença de 2 juvenis (curiosamente com a numeração seguida) ambos, na Praia de Matosinhos.  
Longh Ree > Matosinhos = 1.387 kms (em linha recta)


Agradecimento:
- A Brian Burke pela informação disponibilizada.



Sem comentários:

Enviar um comentário