sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Spain Gulls (3)

Gaivotas espanholas (Múrcia)

OB[7P0] - 16.06.2017

Admito que tenho sido critico de alguns Projectos de anilhagem por deixarem de acompanhar o conhecimento sobre as rotas migratórias ou a própria evolução das aves anilhadas, pelo consequente desperdício de informação cientifica.
Refiro-me, naturalmente, aos projectos que deixaram de receber/responder às informações de avistamentos que lhes são comunicadas.
Na vizinha Espanha subsistem ainda alguns desses projectos. Todavia, parece que a EBD-Estação Biológica Donaña (Organismo que coordena a marcação com anilhas legíveis à distancia que se realizam em Espanha) está a recuperar informação sobre aves que estavam “orfanadas”.

É compreensível que este Organismo não possa facultar informação daquilo que, provavelmente, ela não dispõe! Daí que, relativamente a alguns Projectos, a informação seja ainda um pouco precária.

Um dos casos concretos, é o relativo ao Projecto da ANSE-Asociación de Naturalistas del Sureste  de Múrcia. Na anilhagem de Gaivotas-de-patas-amarelas (Larus michahellis) este projecto utilizou anilhas de cor laranja cujo código da inscrição era, inicialmente, de cor verde, passando depois a ser em azul escuro.
                 OG[5H3]                                          OB[6X7]            

Sei da existência de colegas que deixaram de participar avistamentos destas aves. Todavia, atendendo ao novo enquadramento, recomendo que se registem e insiram as vossas observações (mesmo antigas) no portal ministerial onde está alojado o site da EBD-Estação Biológica Donaña e, se a ave observada já estiver carregada no portal, você pode obter de imediato o histórico da ave, conforme este exemplo;

OB[7N4] - 22.09.2016


2018

Sem comentários:

Enviar um comentário