Corvos Marinhos em Leixões
Portugal recebe todos os anos milhares de Corvos-marinhos-de-faces-brancas (Phalacrocorax carbo) que aqui encontram condições de sobrevivência no Inverno e preparam o ciclo seguinte, o da reprodução.
Provavelmente devido ao aumento do habitat disponível e sobretudo ao crescimento das populações no centro e norte europeus, a população invernante no país tem vindo a aumentar de forma continuada nos últimos 30 anos.
Localmente, vamos verificado o aumento da população invernante no estuário do rio Douro e particularmente, a colónia de cerca de meia centena (2016) de aves que inverna dentro da área do Porto de Leixões.
Aqui, não vai faltando peixe e o alimento dos Corvos-marinhos é sobretudo a tainha (Mugil cephalus) e a cavala (Scomber scombrus) que capturam sem concorrentes, a não ser algumas gaivotas famintas que tentam roubar o peixe no momento em que a ave vêm à superfície para o engolir.
Embora sabendo que a maioria das aves que invernam em Portugal sejam oriundas de países que marginam o Mar do Norte, (ver mensagem anterior) sempre tive curiosidade de saber a proveniência das aves que invernam em Matosinhos.
Este ano observei na colónia duas aves portadoras de anilhas metálicas. Com alguma dificuldade, consegui tirar algumas fotos que me permitiram registar a sua origem.
Descobri que uma delas foi anilhada na Dinamarca mas ainda não consegui obter o numero da anilha.
A outra é este individuo finlandês que voou mais de 3000 quilómetros para chegar até aqui.
Aqui ficam alguns elementos do histórico desta ave:
Espécie: Phalacrocorax carbo
Anilha metalica: MM41210
Anilhador: Juha Pikkarainen (University of Helsinki)
Local da observação: Porto de Leixões,Matosinhos,Portugal
Por cortesia de Juha Pikkarainen (Ringer), posso partilhar duas fotografias tiradas em Maio que mostram o ambiente reservado onde nidifica a colónia de Vaasa.
Por cortesia de Juha Pikkarainen (Ringer), posso partilhar duas fotografias tiradas em Maio que mostram o ambiente reservado onde nidifica a colónia de Vaasa.
Distância de Vaasa a Matosinhos = 3142 kms (linha recta)
Agradecimento: a Juha Pikkarainen pelas fotos e a LUOMUS-Ringing Center - University of Helsinky, Finland pela informação prestada.
>>>|||<<<
Sem comentários:
Enviar um comentário