quarta-feira, 22 de novembro de 2017

England Gulls - Peter Rock Project

Gaivotas Inglesas – Projecto do Peter Rock

G[L+S] 

Nos primeiros meses de Inverno, Portugal recebe muitas aves vindas do Norte da Europa que por aqui passam com destino a Sul ou, que vêm passar o Inverno connosco.
Como é habitual, no principio do mês de Novembro, recebemos também a visita do amigo Peter Rock que vem percorrer a costa portuguesa acompanhando o movimento das “suas” aves.

Como sempre, o nosso encontro matinal ficou marcado no Bar do Porto de Pesca e enquanto tomamos o nosso café, planeamos o dia visitando não só o Porto de Pesca e Praia em Matosinhos mas também a Reserva Natural do Estuário do Douro e a Praia da Aguda.
No Estuário do Rio Douro

Naturalmente que o principal objectivo do Peter é observar as aves do Projecto que lidera e, o dia parecia prometer, pois chegados ao cais, ainda o sol não tinha raiado, logo registamos a presença da juvenil com a anilha G[L+S] . Curiosamente esta ave parece estar a invernar nesta zona porque esta é a quinta vez que registo a sua presença em Matosinhos.

Ao longo do dia registamos cerca de cinquenta aves anilhadas distribuídas pelas espécies; Larus fuscus, Larus michahellis, Larus melanocephalus e Ardea cinerea. Estas aves pertencem a Projectos com origem em: Inglaterra, Belgica,Holanda, França, Guernsey, Ilhas Baleares, Noruega, Escócia, Dinamarca, Alemanha e Portugal.

Contrariamente ao que é habitual, quando chegamos à Praia da Aguda apenas estavam no areal cerca de 20 gaivotas pelo que decidimos ir a Espinho encerrar o nosso dia de Gullwatching. E, foi na Praia de Espinho que registamos a segunda gaivota do dia que pertencia ao Projecto do Peter. Era a G[B+K] um belo juvenil nascido no Verão deste ano.

 G[B+K]

Outras aves nascidas em 2017, do Projecto do Peter Rock, que já registei em Matosinhos:
(clik no código a verde para obter mais informação sobre a ave seleccionada)

G[S+T]

No fim do dia... o abraço de despedida e a promessa de um novo encontro em 2018.

Até lá Peter, tudo de bom para ti.


>>>|||<<<


sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Seagulls on land (11)

Gaivotas em Terra (11)
Larus hyperboreus

Estamos em pleno período migratório das aves vindas do Norte da Europa, por esse motivo, ultimamente tenho dedicado especial atenção ao registo das gaivotas anilhadas que aqui vêm invernar ou que passam por Matosinhos na sua rota para Sul.

As minhas saídas de campo têm sido bastante produtivas. Longas listas de registo de aves anilhadas resultam em muitas horas de trabalho com a seleção de fotos, redigir Relatórios de Observação; registos na minha base de dados, envio dos Relatórios para os Centros emissores das anilhas, etc. etc…. enfim, muito trabalho em casa!
Exemplo disto aconteceu na manhã do dia 24 do passado mês. Fui á Praia de Matosinhos e além das 8 espécies/subespécies de gaivotas, registei 63 indivíduos com anilhas coloridas.

Por ser o primeiro fuscus fuscus” anilhado que registei em Matosinhos quero destacar a observação deste jovem:

Larus fuscus fuscus (Noruega)

- Anilha - N[J215K] 
- Anilhadores - Carl David Baggot - Morten Helberg – Runar Omnø
- Idade quando anilhada: Pinto
- Local e data da anilhagem – E Lislandholmen, Nordhorsvær, Sømna, Nordland, Norway ( 65°19'24"N 011°36'33"E ) em 03.08.2017

Curiosidades:
- Apenas a partir da localização onde esta ave nasceu, Lislandholmen, Nordhorsvær, Sømna, Nordland, são reconhecidas colónias puras para o taxon de reprodução " fuscus fuscus ".
- Esta é a sua primeira viagem migratória e o registo de observação em Matosinhos, o primeiro depois que partiu da Noruega.
Lislandholmen > Matosinhos = 2975 kms

De outras aves observadas, partilho aqui algumas imagens;

Larus michahellis lusitanius (Asturias-Espanha)

Larus canus

Larus ridibundus

Larus marinus


Larus fuscus graellsii (Islândia)

Agradecimentos:
- Grupu d'Ornitoloxia Mavea (Asturias-Espanha)  


>>>|||<<<