Gaivotas Inglesas – Projecto do Peter Rock
G[L+S]
Nos primeiros meses de Inverno, Portugal recebe muitas aves vindas do Norte da Europa que por aqui passam com destino a Sul ou, que vêm passar o Inverno connosco.
Como é habitual, no principio do mês de Novembro, recebemos também a visita do amigo Peter Rock que vem percorrer a costa portuguesa acompanhando o movimento das “suas” aves.
Como sempre, o nosso encontro matinal ficou marcado no Bar do Porto de Pesca e enquanto tomamos o nosso café, planeamos o dia visitando não só o Porto de Pesca e Praia em Matosinhos mas também a Reserva Natural do Estuário do Douro e a Praia da Aguda.
No Estuário do Rio Douro
Naturalmente que o principal objectivo do Peter é observar as aves do Projecto que lidera e, o dia parecia prometer, pois chegados ao cais, ainda o sol não tinha raiado, logo registamos a presença da juvenil com a anilha G[L+S] . Curiosamente esta ave parece estar a invernar nesta zona porque esta é a quinta vez que registo a sua presença em Matosinhos.
Ao longo do dia registamos cerca de cinquenta aves anilhadas distribuídas pelas espécies; Larus fuscus, Larus michahellis, Larus melanocephalus e Ardea cinerea. Estas aves pertencem a Projectos com origem em: Inglaterra, Belgica,Holanda, França, Guernsey, Ilhas Baleares, Noruega, Escócia, Dinamarca, Alemanha e Portugal.
Contrariamente ao que é habitual, quando chegamos à Praia da Aguda apenas estavam no areal cerca de 20 gaivotas pelo que decidimos ir a Espinho encerrar o nosso dia de Gullwatching. E, foi na Praia de Espinho que registamos a segunda gaivota do dia que pertencia ao Projecto do Peter. Era a G[B+K] um belo juvenil nascido no Verão deste ano.
G[B+K]
Outras aves nascidas em 2017, do Projecto do Peter Rock, que já registei em Matosinhos:
(clik no código a verde para obter mais informação sobre a ave seleccionada)
G[S+T] |
No
fim do dia... o abraço de despedida e a promessa de um novo
encontro em 2018.
Até
lá Peter, tudo de bom para ti.
>>>|||<<<
Sem comentários:
Enviar um comentário